domingo, 29 de novembro de 2009

a História do museu

MAM
Por Camila Nicodemos


O Museu de Arte Moderna de São Paulo, é um dos maiores museus da América Latina, localiza-se dentro da maior área verde de São Paulo: O Parque do Ibirapuera, entre o Pavilhão da Bienal e a Oca .E têm a missão de incentivar e difundir a arte moderna e contemporânea brasileira sem visar o lucro e objetivando a maior acessibilidade da cultura a população. O MAM conta com uma vasta coleção de obras de artes modernas dos artistas mais expressivos do ramo.

Foi fundado em 1948, por iniciativa do empresário Francisco Matarazzo, e sua criação foi inspirada no museu de arte moderna de Nova York (Moma). A fundação do MAM coincide com o período importante da institucionalização do meio artístico brasileiro, junto ao surgimento do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e outras referências da arte paulista.

Sua arquitetura, projetada por Oscar Niemeyer em 1954, chama atenção pelo charmoso desing e grande bom gosto. O restaurante em forma de “vitrine” e as longas curvas da vidraça, atraem olhares de todos que circulam pelo parque. Irresistível não se atrair pelos sabores da arte e comida moderna que ali convivem harmoniosamente.

Mas não é só de sabores táteis e visuais que vive esse moderno museu, que não deixa a desejar ao nome, quando se trata de sua agenda. Já que o MAM mantém uma programação anual de grandes exposições e promove a cada dois anos o Panorama de Arte Brasileira, umas das mais importantes e tradicionais exposições periódicas realizadas no Brasil. O museu promove ainda uma vasta diversidade de cursos, atividades culturais e visitas monitoradas.Todas essas por profissionais treinados e muito bem informados para tornar a sua visita um verdadeiro passeio cultural.

Além disso o estabelecimento agrega um setor educativo que atende alunos da rede pública e privada, e cria projetos educativos e culturais para portadores de necessidades especiais.E uma biblioteca que que disponibiliza mais de 65 mil títulos e documentos para especialistas e para o grande público, e pelo setor de publicações, com a edição de catálogos, obras específicas e da revista trimestral Moderno.

O MAM é sem dúvida um ponto cultural e turístico que todos os brasileiros devem visitar, para os paulistas que curtem cultura e boa companhia o ideal é visitar o museu uma vez por semana. Toda essa cultura e espaços internos estão visualmente à vegetação do parque do Ibirapuera e ao Jardim de Esculturas, que abriga obras do acervo do MAM numa área de 6 mil metros quadrados com paisagismo de Burle Marx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário